Oligarquia Mercante na Igreja



UMA FERIDA ABERTA DENTRO


DA IGREJA


CONTEMPORÂNEA.


Texto Áureo

Mateus 21:12-13

“Jesus entrou no Templo e expulsou todos os que ali estavam comprando e vendendo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas; e lhes disse: Esta escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração’, mas vocês estão fazendo dela um covil de ladrões”. NVI

Na era dos dogmas e das dúvidas surgem vários debates e pensamentos acerca da doutrina da Salvação! E dentre os debates e as controvérsias, surgi um dos argumentos de grande debate sobre a Eleição e a Predestinação. Dentre os Alunos de J.Calvino destaca-se Armínio e Gomaro; Sendo que em 1609 Armínio morre, mas o debate continua e agora o Aluno de Armínio, chamado Leyden sustentava o pensamento de seu Mestre Armínio; mas as questões teológicas se somaram aos interesses políticos e econômicos. Levantando uma grande discussão sobre: a Oligarquia Mercantilista, quanto a sua inclusão ao direito de Predestinados á Salvação. Frente a isto, o clero calvinista sustentava que tais relações corromperiam a pureza doutrinária da igreja holandesa. Á partir daí surgiram vários debates e protesto incluindo á um documento chamado de Remonstrantia, e mais tarde depois de muitos debates e discussões surge uma outra assembléia, que se conhece como o “Sínodo de Dordrecht” em novembro de 1618 até maio de 1619.

A questão que quero colocar aqui em análise e reflexão, não é necessariamente sobre os pontos doutrinários, da Graça Salvadora ser ou não irresistível, se nascemos em berço abastado e temos direito a Salvação, se a predestinação vem para todos ou somente para alguns que Deus escolheu em sua onisciência.

Mas ao erro que vem se arrastando há séculos e que o profeta Jeremias alertou ao povo de Judá: “[...] este templo, que leva o meu nome, tornou-se para vocês um covil de ladrões? Cuidado! Eu mesmo estou vendo isso, declara o Senhor” Jr 7:11; onde depois, de mais ou menos 690 anos Cristo os expurga, quando os expulsa de dentro do templo.

Hoje tendo presenciado e visto ao mesmo erro, que homens movidos por interesse mercantilistas e pior dentro de uma oligarquia clerical; estão tentando induzir as massas que são desprovidas e muitas vezes até privadas da arte do pensar e refletir, induzindo e impulsionando-as a este comercio exacerbado em nome da fé Cristã, pior em nome de Deus! Se declarando os dotados de capacidades intelectuais e espiritualistas, ao ponto de declararem e suas palavras como palavras proféticas na qual o povo se vê coibidos a desobedecerem, e não só a isto, mas, obrigados a praticarem ao que eles chamam de submissão á autoridade espiritual.

Sendo que na verdade os interesses destes nada mais são do que enriquecerem a custas dos mais fracos e desprovidos em nome de uma promessa de prosperidade ao povo, quando na verdade sabem que esta jamais acontecerá.

E aqui a nossa reflexão é para que nos alertemos quanto ao que de fato, Deus esta a nos pedir e o que de fato, Ele nos deixou como ordenanças de bênçãos conseqüentes a nossa obediência única e exclusiva a Ele e sua palavra.

Uma análise rápida e imediata e usando da primeira regra da Hermenêutica, que nos diz que a interpretação de um texto esta no próprio texto imediato; “A Bíblia pela Bíblia”.

Mostra-nos que nem todos prosperarão ao ponto de termos uma sociedade Cristã Evangélica só de Ricos. E pelo contrário, aqueles que adquirirem riquezas deveram repartir com os que são desprovidos econômica e materialmente.

Pois os pobres vocês sempre terão com vocês, e poderão ajudá-los sempre que o desejarem [...]”. Marcos 14:7

E vou ainda além, quando Tiago traz-nos uma narrativa não só melancólica, mas profunda acerca daqueles que estão a se gloriar e se considerarem como os abençoados por de Deus e cheios do seu poder; devido a esta maléfica ferida de seu caráter chamada: teologia da prosperidade! Levando, melhor, trazendo a muitos a um engano hipnótico pelas suas mazelas de palavras sedutoras e mentirosas...

Ouçam, meus amados irmãos: Não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?” Tiago 2:5

Então meus caros leitores que apreciam e buscam pelas verdades explicitas do Mestre Jesus, no qual não havia motivos de ocultar nem tão pouco em medir o poder de suas palavras transformadoras!

Não nos intimidemos ou tão pouco nos deixemos levar por estes dogmas e ensinamentos doutrinários de homens que pouco, ou melhor, em nada acrescentará em nossa fé Cristã.

No Amado de Nossa Alma!

Comentários

Regiane disse…
ótima reflexão Tio!!! Este é um dos grandes desafios ministerias da atualidade!!!!
Unknown disse…
Isto é um fato!!! Infelizmente pessoas mais simples ainda caem nos contos destes mercenários, que além de enganá-las, levando-as muitas vezes ao descredito; e envergonhando o nome de Cristo, ao fazerem isto em seu nome!