Paranoia na Pós Modernidade

Termo: Introduzido pela psiquiatria para designar os problemas psíquicos que tornam a forma de um delírio sistematizado; englobando sobretudo as formas cornicas de delírios de relações, ciumes e manias de perseguições; a chamada esquizofrenia paranoide.
Face ao que estamos vivendo no presente momento, muito se discutem sobre a té onde podem ira aos delírios imaginários e ficções fantasiosas destes dias de pandemias, muito mais apocalípticas do que presenciais.
A mente humana é capaz de produzir cenas jamais imagináveis, podendo levar a um mundo totalmente desprovido de quaisquer valores e sensações já experimentadas. Por tanto, é relevante ter senso e equilíbrio nestes dias para que não entre em uma viagem além do permissível da capacidade intelectual humana.
Se todo Homem der vazão as suas imaginações fantasiosas produzidas pelo momento critico emocional que possamos estar atravessando; seus pensamentos podem dar vazam a voar além daquilo que nos é sustentável, básico para se viver em equilíbrio e sobriedade; deixando ao que é real para se viver ao sombrio mundo das imaginações. Onde tudo se é permitido sem qualquer linha divisória que delimite suas funções de sanidade pela capacidade funcional do individuo! Sendo assim, aos que tais praticas exercem, fogem do que conhecemos como raciocínio lógico.
Portanto, que firmemos nossa mente e coração; ao que é concreto sem qualquer distorção ou discordâncias, ao que se pode sustentar em absoluto pelo próprio bem do Ser; em suas multifunções, tanto físicas, como emocionais e da espiritualidade; sem buscar o que em desesperos não contribuem em nada, sem respostas pelo que virá somente com o passar do tempo e pelos estudos dos especialistas que poderão nos equipar para uma boa sustentabilidade psicoemocional.

Comentários